sexta-feira, 11 de maio de 2012

Hórus



Hórus é retratado como um falcão, ou um homem com cabeça de falcão e a coroa de todos do Egito, isso lhe faz assemelhar-se a Rá, mas Rá é coroado com o disco solar. 

A coroa de Hórus é constituída de duas partes, a branca é a coroa do Alto Egito (no Sul) e a parte vermelha é a coroa do baixo Egito (incluindo o delta do Nilo). Juntos, eles mostram que Hórus governou todo Egito. Durante seu reinado, Faraós se identificaram com Hórus. Depois que eles morreram, se tornaram Osíris.


Hórus - Filho de Ísis e Osíris
Quando Hórus era um bebê, seu pai Osíris foi morto por Seth. Hórus e sua mãe Ísis se esconderam perto do Nilo até que Hórus cresceu, assim que aconteceu, ele entrou em guerra com Seth para obter a coroa e o Reino de seu pai. As batalhas duraram por um longo tempo. 

Seth conseguiu cegar Hórus, tirando seu olho e rasgando-o aos bocados, mas Thoth, o Deus da sabedoria, conseguiu curar o olho. Veja como a guerra acabou em Ísis.

O olho de Hórus foi curado por Thoth, se tornando um amuleto ou encanto mágico. Os antigos egípcios por vezes, tinham dois símbolos de olho, como o esquerdo de Hórus, simbolizando a Lua e o olho direito simbolizando o olho de Rá ou do sol.



Um comentário:

  1. muito interessante engraçado achei que a história de inveja tinha começado com Caim mas, vejo que me enganei. Bem mas Amei a história dos Deuses Egípcios eu sou apaixonada pelo o Egito, desde de criança quando me perguntavam qual pais eu queria conhecer eu respondia Egito e olha eu não sei porque será que uma das minhas encarnações foi no Egito? vai saber né.

    ResponderExcluir